segunda-feira, 15 de agosto de 2011

GEOMARKETING POLÍTICO

   O tema mais votado pelos leitores na última enquete do blog foi "geomarketing político", portanto essa postagem visa esclarecer basicamente o que é isso e qual sua importância.
   Primeiro é preciso entender que esse conceito, apesar usado assim por algumas agências publicitárias, não tem nenhum foco publicitário ou no sentido direto de promover candidatos a cargos públicos. Segundo, também é necessário quebrar outra ideia: pela crítica política generalizada e algumas vezes sem fundamentos, além de totalmente partidária (fatos muito comuns no Brasil), diversas pessoas imaginam o geomarketing político como uma ferramenta de manipulação (o que, infelizmente, ocorre de fato algumas vezes devido a pessoas sem nenhum comprometimento social e ético atuando na área).
   Mas então, para que serve o geomarketing político realmente? Simples: se toda organização social, política e econômica está associada ao espaço (território), quanto melhor se conhecer suas características, melhor poderão ser planejadas as ações sobre ele. Exemplos: um candidato faz um plano de governo que inclui foco tecnológico para uma área em situação precária onde não há nem mesmo acesso correto à educação básica ou faz um comício falando sobre focar nos direitos do trabalhadores das indústrias numa área de atividade comercial. Podem parecer absurdos, mas considerando as dimensões do Brasil, a falta de qualificação de alguns candidatos, a falta de acessoria correta e outros, não são situações incomuns. Com a correta análise do espaço, é possível conhecer suas características (sociais, econômicas, físicas, etc) e desenvolver estratégias políticas desde a elaboração dos planos de governo e a campanha, até o final dos mandatos, para que cada área tenha seu devido foco de desenvolvimento, dentro de suas características e carências.
   Portanto, se o marketing é um conjunto de técnicas e estratégias que envolvem o fornecimento de um produto e/ou serviço de alta qualidade, no caso do geomarketing político, isso é associado ao conhecimento do espaço para que o Estado e seus governantes, como fornecedores desses serviços e produtos para os "consumidores" (cidadãos), possam fazê-lo da melhor maneira possível. 

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