quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

GEOESTATÍSTICA

   Dentro do geoprocessamento, a geoestatística também tem um papel fundamental em análises espaciais. Para ficar mais claro vamos a um exemplo prático, que continua abordando o projeto já descrito na postagem anterior, da "La Dolce Vita". Colocaremos as coordenadas centrais de cada uma dos setores censitários associadas ao seu valor no final do projeto. Observe o mapa: 
   Quanto maior o ícone, maior a importância do setor censitário no projeto (de acordo com as características estabelecidas pela empresa e citadas na postagem anterior). Através de uma média ponderada (obtida pela multiplicação dos eixos X e Y aos valores correspondentes do setor, somados em sua totalidade e divididos pela totalidade da importância da variável) é possível calcular o ponto médio exato indicado para a instalação do empreendimento considerando uma homogenidade de acessos. Ele é indicado pelo ícone vermelho no mapa acima. Com suas coordenadas (22º19’08’’S; 49º04’18’’O) , é possível estabelecer sua localização exata no google maps, por exemplo, como mostrado abaixo:

Visualizar Ponto Central - Projeto LDV em um mapa maior
   Vale lembrar também que pode-se aplicar o mesmo procedimento apenas uma área (menor) de maior interesse, no caso do exemplo, isso poderia ser aplicado na zona leste da cidade e identificaria, dentro da região desejada, o ponto médio ideal para o investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário