sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

APLICAÇÕES IMOBILIÁRIAS

   Se os negócios do mercado imobiliário são essencialmente fundamentados no espaço, é fácil imaginar que o Geomarketing coloca-se como uma ferramenta extremamente interessante para essa atividade. No entanto, após uma rápida passada em alguns sites de imobiliárias em Bauru (SP), notei que é quase inexistente uma ferramenta de localização dos imóveis.
   Uma solução prática mais imediata é o uso do Google Maps. Embora não seja uma ferramente específica para esse tipo de atividade, ao menos localiza o imóvel, possibilitando ao interessado observar a região, os acessos, etc. Observe o mapa abaixo, ele mostra o Parque Vitória Régia, em Bauru.

Exibir mapa ampliado
   Uma observação: diversos locais ainda apresentam apenas os nomes das ruas, sem os números de quadras e residências, mas o uso de um GPS simples pode resolver esse problema. A coleta das coordenadas é feita no local e lançada no Google Maps, localizando o imóvel. Feito isso é só disponibilizá-lo no site da imobiliária.
   Para uma solução efetiva, no entanto, é recomendável o uso de um banco de dados dos imóveis associado a um Sistema de Informações Geográficas (SIGs, programas que desenvolvem análises e consultas espaciais) que possua as informações de ruas georreferenciadas. Através dos endereços dos imóveis é possível localizá-los no mapa e, através de consultas, criar mapas por tipo de imóveis (casas ou apartamentos, para alugar ou para venda, etc). Uma das vantagens desse sistema é que a entrada e saída dos imóveis é feita diretamente no banco de dados, e através de uma nova consulta se disponibiliza um novo mapa. Com o uso de ferramentas de publicação na internet, como o Adobe Flash Player, é possível combinar o mapa dos imóveis a suas características (ao passar o mouse sobre determinado imóvel, abre-se uma foto e as informações primárias, por exemplo), inclusive sua localização no Google Maps, como citado anteriormente.
   A imagem ao lado mostra uma consulta simples por "casas" nas principais vias da cidade de Bauru (SP), através do SPRING (SIG do INPE). Os imóveis são aleatórios e os inseri apenas como exemplo. Essa consulta pode ser facilmente transformada em mapa, onde os elementos visuais são melhor trabalhados para facilitar a visualização e o entendimento do usuário.
   Como já escrito na minha primeira postagem por aqui, se "onde" é importante, certamente o Geoprocessamento e o Geomarketing podem contribuir.

Um comentário:

  1. Combinando ferramentas úteis como Google Maps, mais outras específicas, poderíamos realizar pesquisas com mais detalhes sobre o ramo. O ideal seria que se desenvolvesse cada vez mais, programas únicos para tais fins específicos, aliando tecnologias existentes já consagradas.

    ResponderExcluir